Soja: após recorde em março, Anec prevê novo patamar de exportação em abril

1 semana atrás 55 visualizações
LinkedIn

Com a entrada da colheita da maior safra de soja de toda a história do Brasil, as exportações do grão atingiram um recorde em março e tudo indica que podem superar os patamares históricos também em abril, segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Vale destacar que os números reportados pela entidade são um pouco diferentes dos divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), já que a Anec calcula as informações baseadas nas programações de embarque nos portos e a Secex, nos dados recebidos pela alfandega.

Dito isso vamos aos números. Em março, a Anec acredita que o Brasil embarcou um total de 14,9 milhões de toneladas de soja para o exterior, alta de 12% se comparado aos 13,3 milhões de toneladas de março de 2020. Aliás, os números de março de 2021 foram maiores que todos os recordes de 2020.

O que vem em abril

Bom, segundo as programações de embarques dos portos, a tendência é que os recordes continuem caindo. Para a Anec o país pode embarcar um total de 16,3 milhões de toneladas, superando facilmente os 14,2 milhões vendidos no mesmo mês do ano passado.

soja anec

Acumulado do ano

De janeiro a março o Brasil embarcou um total de 20,4 milhões de toneladas de soja em grão para o exterior. Isso representa uma queda de 5,5% se comparado aos 21,6 milhões de toneladas vendidas no primeiro trimestre de 2020.

Se os dados sobre abril estiverem certos, o acumulado de janeiro a abril de 2021 já irá superar os números de 2020. Ou seja, os primeiros quatro meses deste ano poderão acumular 36,8 milhões de toneladas, contra os 35,8 milhões de toneladas de janeiro a abril de 2020.

Conab soja

Em março, a colheita da soja começou a entrar com toda a força. Grandes estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná já estavam a todo o vapor nos trabalhos de retirada do grão.

O resultado de dois meses sem soja foi que março bateu o recorde histórico do mês na exportação, com 13,4 milhões de toneladas, mais de 24% de alta em relação a março de 2020, que até então era o ano recordista para o mês, segundo a Conab.

Leia mais notícias sobre soja

Fonte: Canal Rural - Agricultura

Tags: toneladas milhões soja números anec

Leia a notícia inteira