Sitivesp completa 80 anos de dedicação ao setor de tintas

1 mês atrás 94 visualizações
LinkedIn

Ao longo do tempo, o trabalho do Sindicato foi ampliado, ganhou relevância nacional, e segue sua agenda com a missão de defender os interesses do setor de tintas e vernizes, na busca por crescimento e melhoria da competitividade

O Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp) chegou aos seus 80 anos no dia 15 de maio. Ao longo destas oito décadas, vem se destacando como uma voz ativa na defesa dos interesses do setor, com um histórico significativo de realizações e conquistas. Da mesma forma que a indústria de tintas no Brasil, a entidade cresceu e evoluiu, chegando a 2021 com uma face moderna e uma atuação conectada com as demandas atuais da sociedade. As mudanças pelas quais passou, no entanto, não alteraram os valores e princípios que norteiam a sua atuação, que se mantêm: a ética nas relações com os associados e todos os demais agentes do mercado, a transparência, a imparcialidade nas suas ações, o respeito à lei, a sustentabilidade das atividades.

Hoje, alinhado a esses valores e à sua história, mas firmemente focado no presente e futuro, o Sitivesp trabalha em diversas iniciativas e atividades com foco nas prioridades que estabeleceu: a capacitação profissional, a segurança, a busca da sustentabilidade, o incentivo à inovação, o relacionamento e as negociações com os órgãos governamentais e com os trabalhadores da indústria, assim como a ampliação do consumo de tintas e o desenvolvimento geral do setor.  “Tudo isso traz benefícios relevantes para as empresas associadas e igualmente para o mercado como um todo e o próprio país”, afirma Douver Martinho, presidente do Sitivesp.

E sabia que a Revista Tintas & Vernizes, criada e produzida pela mesma editora do Jornal do Pintor, foi órgão oficial do Sitivesp durante muito tempo? Isso mesmo, antes de tornar-se um veículo independente, a Revista Tintas & Vernizes foi criada em 1959 através do pedido de um dirigente do Sindicato, o Sr. Homero Belintani, portanto, essa ligação com o Sitivesp vem lá de trás e a parceria, o carinho e a amizade se fortalecem a cada ano sempre em prol do setor.

Ações da entidade

Com o apoio das empresas associadas, bem como de seus Departamentos e Comissões, o sindicato vem promovendo importantes eventos, como os Encontros de Repintura Automotiva e de Pintura Imobiliária (que durante a pandemia estão sendo substituídos por lives e pelos painéis do conhecimento), o Fórum de Segurança e Regulação das Atividades de Transporte, a celebração do Dia da Cor, a competição desportiva Olitintas e a feira Feitintas. Também produz e disponibiliza materiais informativos, entre os quais se destacam os Manuais de Pintura Imobiliária e de Repintura Automotiva, assim como as diversas cartilhas relacionadas a esses dois temas, à segurança e ao transporte. O reconhecimento às melhores práticas e à contribuição dos profissionais é outra vertente relevante da sua atuação, exemplificada pelo Prêmio Fornecedor do Ano (com foco na inovação e no bom relacionamento na cadeia produtiva) e pelo troféu Galão de Ouro, que reconhece aqueles que completam 25 anos de dedicação ao setor.

Reconhecimento nacional

Nascido com o objetivo de representar legalmente as indústrias paulistas de tintas, graças a um consistente acervo de realizações e ações, o Sitivesp desfruta hoje de reconhecimento nacional. Em parceria com outras associações representativas da indústria e de setores conexos, seu trabalho vem se ampliando e ganhando ainda maior relevância ao longo dos anos. Neste momento em que completa 80 anos, o seu papel vai muito além, portanto, de representar e defender unicamente os interesses das 66 empresas associadas – pequenos, médios e grandes fabricantes de tintas dos segmentos imobiliário, automotivo, industrial e gráfico, entre outros –, para quem oferece inúmeros serviços e benefícios.

“Com a experiência adquirida em 2020, somada à tradição e à história do Sitivesp, estamos preparados para lidar com os novos desafios que continuarão a surgir neste ambiente de permanente e veloz mudança em que vivemos. Vamos prosseguir no caminho que trilhamos até aqui, fiéis aos nossos valores e princípios, mas sempre aprendendo e inovando, para podermos construir um futuro cada vez melhor para o setor e para o Brasil”, conclui Douver.

Abaixo sugestão de box:

DESTAQUES DA HISTÓRIA DO SITIVESP

1941

·       Fundação do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes de São Paulo.

1957

·       A entidade passa a representar todo o estado de São Paulo, adotando o nome atual.

1958

·       Primeiro jantar de confraternização entre associados e diretoria do sindicato.

1962

·       Início da premiação Galão de Ouro.

1972

·       Lançamento da campanha Casas Bonitas e Felizes.

1984

·       Primeira edição da Olitintas.

1993

·       Criação da campanha Pintou Tá Novo.

1996

·       Firmada parceria com a escola SENAI Orlando Laviero Ferraiuolo.

1998

·       Primeira edição da Feitintas – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos.

2003

·       Primeira edição do Fórum de Segurança e Meio Ambiente.

2010

·       Recebimento de menção honrosa no Prêmio Melhores Práticas Sindicais, da Fiesp.

2011

·       Lançamento do Manual de Repintura Automotiva (posteriormente reeditado com atualizações e ampliações).

2013

·       Criação da nova logomarca.

2015

·       Definição de novo Planejamento Estratégico e modificação do Estatuto, incluindo regras de compliance e o Código de Ética.

2016

·       Lançamento da campanha Traga Mais Cor Para Sua Vida.

2019

·       Lançamento do Manual de Pintura Imobiliária.

·       Primeira edição do evento do Dia da Cor.

2020

·       Criação das lives de Pintura Imobiliária e Repintura Automotiva e adaptação de eventos para o formato virtual.

Fonte: Tintas & Vernizes

Tags: indústria setor tintas sitivesp vernizes

Leia a notícia inteira