Rexnord: tecnologia e soluções em transmissão de potência

1 mês atrás 113 visualizações
LinkedIn

Com mais de 40 anos de presença no mercado brasileiro, empresa se destaca por oferecer redutores e acoplamentos de qualidade Premium

Nos últimos 130 anos, a indústria mundial passou por transformações significativas. Muitas ocorreram no chamado ‘Cinturão da Ferrugem’, localizado no Nordeste dos Estados Unidos, região de atípico desenvolvimento industrial no século XX. Nesse cenário, surgiu a Rexnord. Fundada em 1891, na cidade de Milwaukee, em Wisconsin, a empresa se tornaria, anos mais tarde, líder mundial no segmento de power transmission (transmissão de potência).

Com presença global, a Rexnord é referência na venda de componentes mecânicos, incluindo rolamentos, correntes, acoplamentos, redutores de velocidade, transportadores de corrente, esteiras, dentre outros. Ao longo de décadas, a empresa adquiriu know-how para produzir máquinas e peças que se adaptam às mais exigentes e particulares demandas de segmentos importantes da indústria, como a celulose.

A companhia está presente em mais de 50 países e conta com mais de 8 mil funcionários ao redor do mundo. No Brasil, a Rexnord chegou em 1978, instalando-se em uma área de 120 mil m2 na cidade de São Leopoldo, a 35km da capital gaúcha. Num primeiro momento, a empresa ofereceu soluções voltadas unicamente ao setor agrícola e, posteriormente, foi alcançando outros diversos segmentos industriais.

No Brasil, a Rexnord produz correntes industriais, correntes de engenharia, equipamentos e correntes FlatTop. A companhia disponibiliza, ainda, toda a gama de produtos de suas unidades no exterior ao mercado nacional. Além dos componentes mecânicos próprios, a empresa é detentora da marca Falk, reconhecida mundialmente pela excelência de seus acoplamentos e redutores de velocidade. A Rexnord é a única no mercado nacional a comercializar peças Falk originais.

Nesses 40 anos de atuação no Brasil, a Rexnord vem oferecendo consultoria, suporte especializado, serviços de reparação de redutores e soluções personalizadas a empresas de todo o país. A equipe de Engenharia de Desenvolvimento e Aplicações da companhia tem expertise na identificação de problemas relacionados à performance de máquinas, sendo habilitada para indicar os melhores produtos ou mesmo desenvolver soluções customizadas, principalmente se tratando de correntes. Por serem fabricados em território nacional, esses acessórios podem ser produzidos conforme a necessidade de aplicação de cada cliente.

O foco em inovação é um dos diferenciais da Rexnord em relação à concorrência. As equipes de engenharia da empresa se dedicam na condução de pesquisas em centros de desenvolvimento espalhados pelo mundo. O objetivo é realizar ensaios de performance de equipamentos e peças e proporcionar novas tecnologias aos seus clientes, mantendo o alto padrão de qualidade.

Grandes atrativos da Rexnord, os produtos conectados oferecem dados que auxiliam dia a dia na tomada de decisões. Eles se integram à tecnologia SCMS – Smart Condition Monitoring System (em tradução livre, condições de monitoramento inteligente do sistema). Incorporada à plataforma digital da companhia, a DiRXN, essa solução possibilita o acesso a informações de desempenho dos redutores de velocidade, o que otimiza os processos e reduz os riscos associados a avaria do maquinário, evento que pode levar a indesejáveis paralisações.

Por meio desse mecanismo, tudo pode ser monitorado: condições de temperatura, velocidade, vibração, qualidade do óleo, dentre outras variáveis que só poderiam ser aferidas por meio de coletas de dados em campo. Com isso, essa tecnologia evita a exposição desnecessária de profissionais ao risco de acidentes. O sistema de monitoramento proporciona previsibilidade e segurança, realizando o trabalho de forma contínua e confiável. Atualmente não há outro sistema de mesma capacidade no mercado nacional e internacional.

A tecnologia também figura em outros produtos do portfólio da empresa. Entre os destaques estão os acoplamentos com Smart Tag de identificação, etiquetas que facilitam o acesso do cliente a toda a orientação técnica relativa ao produto, desenhos dimensionais e outras informações que agregam em autonomia na manutenção da planta.

Todos esses produtos passam por um rigoroso controle de qualidade. Não por acaso, a Rexnord é certificada pelos padrões ISO 9001. Todos os produtos da empresa são inspecionados, em várias etapas de fabricação, seja no Brasil ou no exterior, antes de passarem pela checagem final e serem despachados para as plantas industriais. Todos os produtos seguem o mesmo controle de qualidade Premium global.

As empresas que prezam pelo melhor custo-benefício e não abrem mão de peças originais Rexnord Falk – insubstituíveis em relação à durabilidade e eficiência – têm acesso facilitado aos produtos da companhia por meio das equipes de vendas e da rede de distribuidores autorizados em todo o Brasil.

O comprometimento em oferecer produtos de qualidade incomparável no mercado se reflete no expressivo crescimento da Rexnord no Brasil. Cada vez mais presente na indústria, a empresa tem conquistado cada dia mais espaço entre as companhias de mineração, siderurgia, papel celulose e a indústria agrícola.

Para saber mais sobre os produtos Rexnord, acesse: www.rexnord.com.br.

Fonte: Celulose Online

Tags: brasil produtos qualidade empresa rexnord

Leia a notícia inteira