Reunião do CRIG esboça cronograma para a Agenda Legislativa

1 mês atrás 73 visualizações
LinkedIn

Home > Notícias > Reunião do CRIG esboça cronograma para a Agenda Legislativa

O Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do Sistema CFQ/CRQs se reuniu nesta semana para tratar dos próximos passos a serem adotados no segmento. O foco, neste momento, está na retomada das atividades para a elaboração da Agenda Legislativa do Sistema, para o ano de 2022.

Os avanços obtidos pelo Sistema CFQ/CRQs durante a pandemia oferecem confiança de que a atuação de fortalecimento da Química e de seus profissionais deve ser intensificada. A elaboração da Agenda Legislativa estava prevista para 2020. Reuniões para construção de um documento que estabelecesse os parâmetros do Sistema CFQ/CRQs em termos de Relações Institucionais e Governamentais tinham cronograma definido, até que o início da pandemia da COVID-19 forçou ao adiamento e à mudança de planos.

Conforme o coordenador do CRIG, Rafael Almada, a retomada do plano para elaboração da Agenda Legislativa inclui um período de discussões internas ainda este ano – possivelmente em outubro ou novembro.

“Estamos projetando um lançamento desse documento para o início de 2022”, afirma Almada, que é também presidente do Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ III – Rio de Janeiro).

Almada considera que foram construídas possibilidades de atuação com parlamentares, em especial, nas questões relacionadas à pandemia. A partir disso há questões imediatas, de projetos que já tramitam e que podem ser apresentados, permitindo uma atuação direta do Sistema CFQ/CRQs.

“Nesse encontro, as discussões estiveram focadas sobretudo nos projetos de lei. Fizemos um debate interno tecnicamente rico e já definimos posicionamentos para alguns projetos”, concluiu Almada.

Para que serve a Agenda Legislativa?

A proposta da Agenda Legislativa é determinar um posicionamento de todo o Sistema CFQ/CRQs sobre os principais projetos que tramitam no Congresso Nacional relativos à Química, aos profissionais da área e aos conselhos profissionais. A partir da definição das posições do Conselho sobre essas propostas, a ideia é agir junto a deputados e senadores para influenciar nas decisões e proteger os interesses da Química e da sociedade.

Fonte: CFC - Conselho Federal de Química

Tags: sistema cfq crqs agenda legislativa

Leia a notícia inteira