Norma ABNT NBR ISO 41012 parte 1

1 mês atrás 47 visualizações
LinkedIn

Como o dispositivo ajuda a resolver problemas de compras e contratação

Durante o webinar “Como a ABNT NBR ISO 41012 pode ajudar a resolver problemas de compras e contratação” exibido pelo canal da Abralimp no YouTube, foram apresentadas as diretrizes sobre o processo de compras e desenvolvimento de acordos.

Com a participação de Renato Rattis, diretor de Facility Management na Abralimp e Membro do CEE-267 Facility Management da ABNT); Frederico Behmer, Membro do CEE-267 Facility Management e Ricardo Crepaldi, relator ABNT NBR ISO 41012 e Membro do CEE-267 Facility Management e Conselheiro na Abrafac – o encontro virtual enfatizou as vantagens da adoção do dispositivo para prestadores de serviço, áreas de compras e FM´s.

Para facilitar o entendimento da norma ABNT NBR ISO 41012, foram destacadas as diretrizes sobre fornecimento e desenvolvimento de acordos em Facility Management (FM).

Lançada originalmente em 2017, em inglês, e em 2019, em português, o material conta com anexos compostos por muitos exemplos para facilitar o entendimento. Entre eles figuram 10 principais tópicos:

– Escopo;

– Rferência normativa;

– Termos e definições;

– Estratégia de fornecimento e entendimento do contexto do negócio principal;

– Processo de fornecimento em FM;

– Prestação de serviço de Facility;

– Características principais de acordos de FM;

– Considerações comuns em acordos;

– Preparação e desenvolvimento de um acordo;

– Medição de desempenho da prestação de serviços.

“A norma conta com três níveis: estratégico, tático e operacional”, enfatiza Crepaldi, que acrescenta: “disso deriva a forma de trabalho”. Ainda segundo ele, a estratégia auxilia os profissionais de FM a alcançar os objetivos das organizações a longo prazo.

“Trabalhar com política de gestão e desempenho; funções; responsabilidades e tudo o que está diretamente ligado à estratégia da empresa é fundamental”, aponta o convidado.

Depois disso, o nível tático alinha tudo o que deve ser feito em médio prazo. “Por último, no nível operacional entra em cena a linha de frente para fazer acontecer”, arremata o palestrante.

Outro ponto crucial trazido ao bate papo foi a questão do impacto da ABNT NBR ISO 41012 nas propostas comerciais das prestadoras de serviço. “Ela faz com que o prestador tenha um melhor relacionamento com os FM”, enfatiza Crepaldi.

Para ele, como o relacionamento conta com processos, todas as responsabilidades e deveres ficam muito claros para todos. “Assim todos conseguem falar a mesma língua”, sentencia.

Business case

 Para Crepaldi, a norma também ajuda os fornecedores a fazer boas propostas, com ganho real no relacionamento entre as partes. Além disso, o especialista indica que os prestadores de serviço devem destacar o business case como diferencial de negócio para evitar que o preço determine a condução dos acordos.

“É preciso apontar esses pontos para facilitar a tomada de decisão sobre os reais ganhos e valores da negociação”. Para ele, outro ponto é o cost break down (composição de custo). “Daí a importância da norma para os FM´s na defesa das contratações, pois o que parece mais caro, ao ser analisado mais a fundo, apresenta as melhores condições”.

Segundo o palestrante, ao utilizar processos criteriosos que tornem as informações mais claras e acessíveis, os prestadores de serviço auxiliam os setores de compras. “Disso, resultam bons acordos e contratos. Portanto, aí está a importância na implantação da ABNT NBR ISO 41012 e seus conceitos pelas áreas de Facility e Compras, que devem trabalhar juntas para que a empresa ganhe”.

Entendimento do negócio principal

“Focar no entendimento do negócio principal das companhias é fundamental”. Porém, nem toda a área de facility management está próxima da alta administração das empresas.

“Ás vezes, o que é importante hoje para a empresa já foi. Por isso, é preciso entender o que é colocado como diretrizes em médio prazo”, explica o convidado. De acordo com ele, o correto entendimento do escopo do negócio é fundamental para a efetividade da entrega das ações.

Confira a íntegra do bate-papo, clicando aqui!

Fonte: ABRALIMP.

Foto/Divulgação: ABRALIMP.



Fonte: Revista Higiplus

Tags: iso nbr abnt entendimento facility

Leia a notícia inteira