Nasce filha do primeiro clone de Gir Leiteiro da Embrapa Cerrados

2 meses atrás 80 visualizações
LinkedIn

Por

A bezerra Florida do Cerrados, que nasceu no Centro de Tecnologias em Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) do núcleo Embrapa Cerrados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), não é um animal qualquer. Ela é filha da vaca Acácia do Cerrados, primeiro e único clone de Gir Leiteiro do programa de seleção da raça no CTZL, obtido pela técnica de transferência nuclear há três anos.

Com o uso da técnica, o animal  clonado foi obtido a partir de material genético da doadora (Acácia), o qual foi gestado por uma vaca receptora (barriga de aluguel).

Acácia foi inseminada artificialmente com sêmen convencional (não sexado) do touro Gir Leiteiro PH Uísque, um  animal premiado  do rebanho de Paulo Horta, criador no Distrito Federal. O touro já é falecido, mas o sêmen está disponível em uma central de inseminação.

“Tivemos sorte de ter nascido uma fêmea, já que as chances são de 50% para cada sexo quando se usa sêmen convencional”, afirmam os  pesquisadores do núcleo, que também chamam a atenção para a precocidade da mãe-clone:

“A Acácia emprenhou com dois anos e três meses de idade. O normal para a raça Gir Leiteiro é que isso ocorra acima dos três anos explicam”.

Foto: Breno Lobato

Fonte: Animal Business Brasil

Tags: animal acácia gir leiteiro cerrados

Leia a notícia inteira