Foto: Pixabay

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Programa Gerdau Transforma, realizado em parceria entre Gerdau e a Agência Besouro de Fomento Social. O objetivo do curso é fomentar o empreendedorismo, auxiliando e capacitando mais de 1.500 pessoas ao longo deste ano, em 25 turmas.

A formação, que será gratuita e online, ocorrerá no decorrer do ano em diversas regiões do Brasil e da América Latina, em que a produtora de aço está presente, como Argentina, Peru e México. Além disso, estão previstas turmas exclusivas para mulheres empreendedoras e empreendedores negros. A primeira turma será voltada para os municípios de Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Charqueadas (RS) e as inscrições podem ser feitas até dia 28 de abril no site do projeto. As aulas terão início em 26 de abril e, para participar é preciso ter mais de 18 anos e já ter frequentado ou estar matriculado em uma escola pública.

A partir da metodologia By Necessity®, desenvolvida pela Agência Besouro, a capacitação apoia pequenos empreendedores a ingressar no mercado de trabalho por intermédio do empoderamento e fortalecimento individual. Ao todo, são cinco aulas que estimulam os participantes a refletirem sobre suas ideias e como montar ou aprimorar o seu negócio, criação de sua marca, desenvolvimento de produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, levantamento de custos, como divulgar o negócio, conceitos financeiros, plano de ação e ainda o desenvolvimento de uma marca personalizada para cada empreendedor.

Em 2020, a Gerdau expandiu o programa para diversos estados e incluiu mais dois países, além de realizar suas edições de forma virtual por conta da pandemia. Foram 16 turmas, mais 1 mil alunos e mais de 900 projetos incubados.

“Acreditamos que o empreendedorismo tem um papel importante na transformação social para a construção de uma sociedade mais justa. É uma alavanca para empoderar pessoas e moldar um futuro melhor. Por isso, nas ações de responsabilidade social da Gerdau, temos dedicado grandes esforços a iniciativas voltadas à educação empreendedora. Com a pandemia, entendemos que este movimento ainda mais importante”, reforça Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau.

“Cada aluno recebe, além de uma capacitação muito prática e rápida, um apoio personalizado de nossos consultores, durante o período de 3 meses de incubação. Esta mão estendida o tempo todo faz toda a diferença na vida destes futuros empreendedores”, afirmou Vinicius Mendes Lima, fundador da Besouro.

Para mais informações sobre as próximas turmas e datas, acesse o link: https://www2.gerdau.com.br/sobre-nos/noticias/iniciativa-da-gerdau-para-fomentar-o-empreendedorismo-deve-capacitar-mais-de-15