Higicon: Silvana Torres – Limpeza e desinfecção de superfícies ambientais em tempos de pandemia de Covid-19

2 meses atrás 228 visualizações
LinkedIn

Enfermeira com especialização em controle de infecção hospitalar Silvana Torres destacou a importância da limpeza e desinfecção de superfícies e as mudanças nos processos em decorrência da pandemia.

As boas práticas e a revisão dos protocolos somados aos ajustes de pessoal, de EPI´s (equipamentos de proteção individual), na frequência e no tempo, além da capacitação são ferramentas indispensáveis segundo a especialista.

“Com o crescimento na demanda em áreas de Covid-19, vários hospitais fizeram estudos e chegaram a um percentual de 90% no aumento no tempo da limpeza, tanto na recorrente quanto na terminal”, esclareceu a palestrante. Além disso, a frequência da limpeza e desinfecção, assim como a capacitação de forma contínua também foram pontos destacados por ela.

Silvana esclareceu sobre a classificação dos vírus: envelopados X não envelopados e a maior facilidade de eliminação do SARS-Cov-2 justamente por integrar o primeiro grupo.

“Mas desinfetantes não fazem milagre”, chamou a atenção. De acordo com ela não há no mercado nenhuma opção com as características preconizadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). “Os produtos disponíveis existem para controlar a contaminação das superfícies e evitar a contaminação cruzada”.

Bundles

Mas Silvana destaca que já existem no mercado bundles (forma estruturada de melhorar os processos e os resultados dos cuidados para o paciente): limpeza prévia; definição de responsabilidades; padronização de processos e de químicos; capacitação contínua; avaliação e feedback.

Além disso, ela apontou a importância da correta utilização dos EPI´s (Equipamentos para Proteção Individual) para limpezas concorrentes e terminais em áreas ocupadas por pacientes com Covid-19 e a definição dos profissionais para atuação nas áreas de isolamento. “A limpeza concorrente de superfície de alto grau de toque é tão ou mais importante que a limpeza terminal devido à recontaminação constante”, enfatizou.

Fonte: ABRALIMP.

Foto/Divulgação: ABRALIMP.



Fonte: Revista Higiplus

Tags: superfícies processos limpeza desinfecção silvana

Leia a notícia inteira