Higicon: Painel – A Importância Da Capacitação Profissional  

2 meses atrás 165 visualizações
LinkedIn

Conclusão é de painel promovido durante o Congresso Higicon com especialistas do setor

A capacitação profissional em processos, produtos e equipamentos adequados para a limpeza é preponderante para proporcionar uma higienização eficiente em qualquer tipo de ambiente e superfície. A cada momento, surgem novas tecnologias e processos de higienização, exigindo aos profissionais de limpeza uma preparação constante.

O Congresso Educacional Higicon promoveu um debate com o tema central “A importância da capacitação profissional”, mediado por Sandro Haim, presidente do Conselho Curador da Fundação UniAbralimp, com a participação de Ana Claudia M. Chelucci, coordenadora de cursos da Fundação UniAbralimp; Maria Letizia Marchese, diretora pedagógica do CEPNKA da Fundação do Asseio e Conservação Serviços Especializados e Facilites (Facop) e Roberta Butolo, coordenadora da Central de Cursos do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana (Siemaco).

Para iniciar o painel Sandro Haim destaca a instituição da Fundação UniAbralimp em 2021 como um importante passo para abrir as portas da limpeza profissional para todos os segmentos usuários. “Em nosso setor, com profissionais que não puderam se capacitar sozinhos, faz parte da Associação representativa e das empresas que nele atuam auxiliar nesta ação”, ressalta.

União para o fortalecimento do setor

A união faz a força na limpeza profissional. Sandro Haim aponta que, diante de características do segmento, assim como a baixa escolaridade dos profissionais, a necessidade de um número amplo de mão de obra qualificada, a criação de novas tecnologias e inovações neste setor e o imperativo de limpar com a finalidade de promover a saúde e o bem-estar da sociedade colocam a capacitação profissional dos trabalhadores que vem da base da pirâmide como ponto fundamental.

Ele completa com uma pergunta aos painelistas: “O treinamento e a capacitação das equipes de limpeza são essenciais para a atividade, uma vez que estamos lidando com saúde e vidas. Não somente durante a pandemia, mas antes e pós esse período, temos a satisfação de contar com vocês, que já atuam na capacitação deste profissional. O que seria melhor para intensificar ainda mais as nossas ações, unindo os esforços do nosso setor?”

Ana Claudia diz que a ajuda mútua e a troca de experiências do cooperativismo sempre aconteceu e se intensifica. “Essa união de conhecimento somente fortalece. É como um provérbio africano diz ‘se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá em grupo”, ressalta.

De acordo com Maria Letizia para que a união do setor traga frutos aos profissionais, é importante manter o foco no fortalecimento. “O primeiro passo para unir as ações é compreender as necessidades do mercado atual. Uma vez que os objetivos estão claros, podemos ter recursos que possam ser compartilhados”, destaca.

O desenvolvimento de projetos e parcerias representa um importante pilar, que vai contribuir, cada vez mais, para que o colaborador seja capacitado. “As empresas precisam investir no treinamento e na capacitação do profissional de limpeza. Eles também precisam ser incentivados a se qualificar e serem valorizados. Muitos deles não tem nem mesmo o Ensino Médio completo”, pontua Roberta Butolo.

Para saber mais sobre o Congresso Higicon e se inscrever para assistir esse e outros painéis acesse: https://higiexpo.com.br/sobre-o-congresso-higicon.asp

Fonte: ABRALIMP.

Foto/Divulgação: ABRALIMP.



Fonte: Revista Higiplus

Tags: setor limpeza profissional capacitação higicon

Leia a notícia inteira