Higicon: Osmar Viviani – Produtividade e tecnologia na prestação de serviços de limpeza

2 meses atrás 269 visualizações
LinkedIn

A higienização nunca foi tão exigida quanto nos dias atuais. A implantação de novos protocolos em função da pandemia trouxe consequências para as prestadoras – uma delas, o aumento da frequência dos serviços, gerando grande impacto na produtividade.

A palestra do consultor Técnico, Osmar Viviani, mostra como a tecnologia e o desenvolvimento operacional das atividades de higienização podem ampliar a produtividade, mesmo com efetivos iguais e mais volume de serviço a ser realizado.

Como fazer?

Para isso, primeiramente, é imperativo o conceito da mecanização nas operações.

“Todos os times vinculados à higienização hoje precisam entregar mais. E isso vai desde o correto manuseio e diluição dos químicos até o uso de aplicativos, softwares de gestão e sistemas para auditoria dos processos de limpeza”, defende. Entretanto, ainda há resistência nas empresas à adoção de equipamentos, da mesma forma que muitos produtos utilizados ainda não são de linha profissional.

Osmar aponta também que não é mais possível considerar a tecnologia como algo inacessível, que substituirá pessoas ou que a qualificação necessária ao seu uso levará tempo. “A Nova Era do Asseio e Conservação não está aí para nos trazer custos, e sim nos levar a fazer investimentos que serão revertidos no ganho de produtividade que essas soluções podem alcançar”.

Por fim, Osmar ressalta que não basta ter tecnologia, é preciso ter colaboradores que saibam utilizá-la. “Aqui entra a importância do supervisor, com capacidades multidisciplinares e posturas mais flexíveis para trabalhar engajamento, feedback, inteligência emocional e gestão de tempo junto às equipes. Na higienização, qualidade não prediz cultura, mas decorre dela”, finaliza.

Fonte: ABRALIMP.

Foto/Divulgação: ABRALIMP.



Fonte: Revista Higiplus

Tags: gestão tecnologia produtividade higienização osmar

Leia a notícia inteira