Grupo Flint introduz tinta compatível com várias curas

1 semana atrás 11 visualizações
LinkedIn

O Grupo Flint introduziu no mercado a tinta de cura UV, EkoCure ANCORA Dual Cure, adequada para contacto indireto com alimentos, rótulos farmacêuticos e cosméticos e aplicações em embalagem flexível.

A EkoCure ANCORA Dual Cure assegura uma fixação completa de tinta e resultados idênticos da qualidade da cor sob lâmpadas LED e mercúrio, bem como baixos resultados de migração em ambos os substratos de película e etiqueta. As propriedades levaram ao cumprimento da nota de orientação da Nestlé sobre tintas de embalagem (2018), da atual GMP, da Portaria Suíça sobre Materiais e Artigos (SR 817.023.21) e da política de exclusão da Eupia, o Regulamento do Plástico (UE) n.º 10/2011.

Flint Group EkoCure ANCORA Dual Cure

A compatibilidade do EkoCure ANCORA Dual Cure com ambas as tecnologias UV permite que os conversores façam uma mudança gradual para LED, atualizando a lâmpada de reposição de uma máquina de cada vez, reduzindo o risco financeiro e limitando o tempo de inatividade para a remodelação.

As lâmpadas LED UV não requerem aquecimento ou arrefecimento, permitindo aumentar a velocidade até 25%. Além disso, a garantia de uma barreira de migração eficaz, possibilitada pela tinta em combinação com o substrato, pode facilitar a mudança para uma embalagem mais leve e mais fácil de manusear. Por exemplo, uma mudança de vidro para película, pode proporcionar uma poupança significativa na cadeia de abastecimento.

Mudar para a cura de LED UV permite reuzir os custos energéticos em pelo menos 50% em comparação com a utilização de lâmpadas de mercúrio.  Além disso, a eliminação do mercúrio e do ozono e a redução do ruído ambiente significam condições de trabalho mais seguras, bem como uma menor pegada ambiental, diz a fabricante.

É possível utilizar as tintas Dual Cure com tintas curáveis a mercúrio, em diferentes posições na máquina para o mesmo trabalho, sem comprometer a qualidade. Isto reduz os resíduos de stock ao mudar para a nova tinta, uma vez que as existentes podem continuar a ser utilizadas da forma normal até estarem prontas para serem substituídas por novas tintas Dual Cure.

A série compreende uma extensa oferta de tons flexo, metálicos e vernizes. Incluem amarelo, transparente, laranja, vermelho, violeta, azul e uma tinta branca opaca, ouro e prata, bem como vernizes brilhantes e mate que proporcionam resistência contra o amarelamento.

Fonte: Revista Packaging

Tags: led tinta dual mercúrio cure

Leia a notícia inteira