FLEX TENDÊNCIAS SETEMBRO 2020

1 ano atrás 241 visualizações
LinkedIn
Por Liliam Benzi*  

Recentemente a FPE (Flexible Packaging Europe – www.flexpack-europe.org) anunciou sua ‘Visão de Sustentabilidade 2020’, um documento que norteará as ações dos associados, sobre o tema, nos próximos anos. Embora baseado na realidade da Europa, o documento tem elementos bastante inspiradores para a indústria brasileira. O principal deles: reforçar o posicionamento do setor no contexto da Economia Circular.

Os painéis de discussão conduzidos durante um Fórum Virtual da FPE concluíram que nos últimos anos a indústria de embalagens flexíveis esteve à frente das principais mudanças de desenvolvimento sustentável. Até porque, antes da pandemia, este setor era visto como um dos mais ‘problemáticos’. Por isso mesmo a necessidade e urgência de mostrar aos stakeholders o papel fundamental que o setor já tem na Europa quando o assunto é sustentabilidade. E, principalmente, reafirmar que a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável continua.

Mas nada será feito sozinho. Todas as iniciativas só serão bem-sucedidas – e isso aplica-se a qualquer lugar do mundo! – se envolverem os líderes de mercado, bem como os pequenos e médios transformadores e convertedores. O ‘Visão de Sustentabilidade 2020’ também serve para guiar os outros stakeholders como clientes diretos, varejo, legisladores e ONGs.

O coração do documento é explicar os benefícios ambientais e sociais intrínsecos à embalagem flexível e os esforços da indústria para mitigar qualquer problema. Ele também mostra como a indústria de embalagens flexíveis está assumindo um papel responsável diante da questão, voluntariamente.

O documento sumariza ainda a abordagem e as atividades da indústria e mostra como trabalhar ativamente para atingir os principais objetivos listados que são:  

• projetar embalagens flexíveis para eficiência máxima e menor pegada ambiental possível; • promover a circularidade da embalagem flexível;

• ter tolerância zero a descartes no meio ambiente;

• acelerar o processo de cooperação.  

O conteúdo do ‘Visão de Sustentabilidade 2020’ na íntegra está disponível em vision.flexpack-europe.org.

*Liliam Benzi é especialista em comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios e de estratégias para B2B, com ênfase no setor de embalagens. Também atua como editora de publicações e Assessora de Comunicação de diversas empresas e entidades, entre elas a ABIEF. Foi eleita Profissional do Ano 2018 pela Revista Embanews. Também foi indicada como Press & Communication Officer da WPO (World Packaging Organization - Organização Mundial de Embalagem). Está à frente da sua empresa – LDB Comunicação – desde 1995 ([email protected]).  

Fonte: ABIEF

Tags: indústria setor embalagens sustentabilidade documento

Leia a notícia inteira