Foto: Divulgação Evonik

Evonik, a principal fornecedora de soluções para a indústria do poliuretano (PU), anunciou que converteu todo seu portfólio de surfactantes de silicone para oferecer exclusivamente produtos com baixo teor de siloxanos cíclicos ou seja, de baixo VOC (compostos orgânicos voláteis). 

Tendo estabelecido o padrão da indústria por quase duas décadas, após otimizar os seus surfactantes de silicone TEGOSTAB, minimizando o teor de siloxano cíclico em 2003, a Evonik tem continuamente melhorado o seu portfólio para atender às mais altas exigências regulamentares globais e de sustentabilidade. A empresa continua superando esses padrões a fim de atender às exigências e às expectativas dos clientes. Hoje, a maioria de seus surfactantes globalmente disponíveis contém níveis bem abaixo do exigido 0,1% em cada espécie de siloxano cíclico nos produtos finais de espuma de PU. 

Siloxanos cíclicos são componentes essenciais aos surfactantes de silicone usados na indústria de espumas de PU. Esses surfactantes são fundamentais para a estabilização das espumas de PU nas indústrias da construção, automotiva e de linha branca, além de promoverem, por exemplo, a eficiência energética em aplicações no setor de isolamento térmico.

“Reduzir o teor de silicones cíclicos está em linha com a crescente demanda dos consumidores por produtos mais saudáveis e mais seguros do ponto de vista ambiental”, diz Ralph Marquardt, responsável pelo negócio de PU da Evonik. “Com o nosso conhecimento do mercado e capacidades de inovação de alto nível, fomos os primeiros na indústria de PU a otimizar as nossas formulações de surfactantes de silicone para deixá-las mais sustentáveis, muitas vezes excedendo os rigorosos padrões regulatórios da atualidade em relação aos VOCs.  

A Evonik oferece o portfólio mais abrangente de surfactantes de silicone aos clientes em toda a cadeia da indústria de PU.  Os surfactantes da Evonik estão em conformidade com os mais altos padrões ambientais e de segurança, o que pode ser comprovado pela concessão dos principais certificados e selos da indústria, como, por exemplo, CertiPUR, LGA, pure life ou IOS Mat 0010 da IKEA. Além disso, a Evonik conduz “Análises de Ciclo de Vida” regulares em diversos de seus surfactantes, e respalda seus parceiros e clientes com treinamentos que levem à melhora do padrão de sustentabilidade de seus processos de produção de espumas de PU.  

“Trabalhamos em estreita cooperação com nossos clientes para nos manter a par das últimas tendências e questões que impactam todos os nossos mercados. Dessa maneira, podemos atuar proativamente no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, para corresponder aos regulamentos e exigências de mercados em constante transformação. Ao fazer isso, estamos ajudando nossos clientes a assegurar a produção segura e em conformidade de espumas e produtos finais de alta qualidade”, acrescenta Marquardt.  

Evonik Comfort & Insulation também é uma das principais fornecedoras mundiais de catalisadores e aditivos de processos necessários para ajudar os produtores de espumas a fabricarem, de maneira eficiente, espumas de poliuretano de alta performance e com baixo VOC. Além de surfactantes e catalisadores, o amplo toolbox de aditivos da Evonik também inclui agentes de cura, aditivos de performance e desmoldantes. Esses produtos se encontram em marcas que são líderes de mercado como DABCO, GORAPUR, ORTEGOL, POLYCAT, TEGOSTAB e VERSALINK.