Empresa brasileira cria linha de aditivos para tintas com ação contra SARS-CoV-2

5 meses atrás 154 visualizações
LinkedIn

Com a brusca mudança que a pandemia de Covid-19 submeteu o mundo todo, muitas coisas precisaram ser adaptadas para ajudar a população a enfrentar esse momento e muitas inovações surgiram baseadas nas novas necessidades. No Brasil, mais especificamente em São Carlos/SP, a Nanox®, empresa de nanotecnologia que existe desde 2004, sempre desenvolveu aditivos à base de prata com propriedades bactericidas, fungicidas e antivirais para empresas dos mais diversos segmentos. No entanto, desde a chegada da pandemia, os esforços da empresa – fundada por estudantes de química da Universidade Federal de São Carlos – passaram a ter um objetivo bem definido: ajudar a conter o contágio pelo vírus. Desde então, foram desenvolvidos aditivos com propriedades eficazes na inativação da SARS-CoV-2 que foram incorporados a tecidos, MDF, plásticos dos mais diversos tipos – de embalagens a tapetes – pisos laminados, louças sanitárias e, agora, mais recentemente: a tintas e vernizes. A eficácia foi comprovada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). “Iniciamos as atividades de pesquisa e desenvolvimento no primeiro semestre de 2020. Desde então, temos explorado tanto a eficiência, quanto a estabilidade do aditivo nas aplicações de tintas e vernizes”, explica Gustavo Pagotto Simões, diretor da Nanox®.

Além de proteger as paredes de residências, tornando o ambiente doméstico mais seguro para seus moradores, as tintas que possuem aditivos com ação contra o coronavírus também podem ser utilizadas em paredes, pisos, bancadas e grades de locais com grandes concentrações de pessoas como hospitais, escolas, estabelecimentos comerciais, escritórios e órgãos públicos. “Estes aditivos para tintas têm propriedade antiviral contra SARS-CoV-2 e, também, contra o Alphacoronavirus, podendo inativá-los em no máximo dez minutos – às vezes até em tempos menores – na camada com a qual tiver contato”, conta o especialista.

Tintas com aditivos com propriedades antivirais desenvolvidas pela empresa devem começar a chegar ao mercado no próximo bimestre.

Fonte: Tintas & Vernizes

Tags: empresa tintas aditivos sars-cov- propriedades

Leia a notícia inteira