Criador de Mato Grosso do Sul produz bezerro que “salta” direto da cria para o abate

9 meses atrás 102 visualizações
LinkedIn

Por

O criador de gado de corte (Nelore) de Mato Grosso do Sul, Rubens Catenacci, proprietário da Fazenda 3R, no município de Figueirão naquele estado, vem desenvolvendo um sistema inédito no Brasil de produção de bezerros super precoces, que lhe permite comercializar com oito meses um animal com média de 300 quilos.
Esse peso, em uma criação a pasto, seria atingido com o mínimo de 18 meses.

O sistema consiste no emprego de reprodutores de alto padrão genético e numa alimentação que reúne pasto e uma ração fabricada pela empresa Agroceres Genética e Nutrição Animal.

O bezerro super precoce da 3R pode tanto seguir direto para o abate ou ainda ir para a engorda em sistema de confinamento para, após um período de quatro a seis meses de engorda, atingir o peso de boi gordo, em torno de 450 quilos, e seguir para o abate.

Em qualquer um dos casos, uma etapa da pecuária convencional, a recria, quando o animal após ser desmamado, ganha peso nas pastagens e com suplementação (à base de ração), é eliminada do processo, encurtando o ciclo de produção para o boi gordo em pelo menos dez meses.

“Desse modo aumenta-se a produtividade do rebanho, a rentabilidade do produtor, a disponibilidade do produto e ainda a qualidade da carne produzida”, diz o criador Rubens Catenacci.

Fonte: Animal Business Brasil

Tags: sistema animal peso criador abate

Leia a notícia inteira