C-Pack adota práticas de responsabilidade social e ambiental em toda sua cadeia produtiva

5 meses atrás 88 visualizações
LinkedIn

Há quase 30 anos, quando foi realizada a conferência Rio-92 no Brasil, o conceito de desenvolvimento sustentável passou a ser incorporado pelas organizações de todo o mundo diante da crescente exigência dos consumidores por práticas de responsabilidade social e ambiental em toda sua cadeia produtiva.

A C-Pack Creative Packaging, empresa de embalagens líder na produção de bisnagas plásticas para cosméticos no Brasil e uma das maiores da América Latina, traz em seus valores a constante preocupação com o aspecto social e ecológico, tanto na estrutura, quanto em suas atividades e produtos.

Com investimento constante em pesquisa e desenvolvimento para oferecer ao mercado soluções inovadoras que atendam às mais arrojadas metas de desempenho e qualidade, , a C-Pack foi recentemente aprovada na auditoria de responsabilidade social SMETA — um dos formatos de auditoria ética mais utilizados no mundo — solicitada por clientes de grande porte nacional e internacional.

Em termos ambientais, a unidade fabril da C-Pack em São José (SC) com 32 mil m² foi projetada para ser a mais sustentável da América Latina na produção de bisnagas plásticas. O consumo total de água tratada incluindo o refeitório é inferior ao de 15 famílias; 33% da água consumida é proveniente de captação pluvial; claraboias na área produtiva reduzem em 50% os pontos de lâmpadas elétricas durante o dia; todo o esgoto é tratado por zona de raízes; a C–Pack destina menos de 10% dos seus resíduos para aterro, o que a classifica como Empresa Lixo Zero de acordo com a Zero Waste, pois grande parte dos resíduos do refeitório são destinados para compostagem, de modo que o adubo resultante desta compostagem retorna para uma horta interna e usada no cultivo de verduras consumidas nas refeições da empresa.

Outra prática de responsabilidade ambiental que traz bons resultados de gestão é a da logística reversa. A C-Pack tem disponibilidade de entregar as bisnagas fabricadas em caixas plásticas retornáveis. Fabricadas com aparas de polipropileno da fabricação de suas próprias tampas, a logística reversa das caixas é executada pela transportadora C-Log, parte do grupo C-Pack. “Anualmente cerca de 2,5 mil árvores são poupadas pelo uso de plástico retornável no lugar do papelão”, atesta André Michel Kehrwald, Diretor de Inovação e Qualidade da C-Pack.

Segundo André, a C–Pack reconhece sua responsabilidade frente ao meio ambiente como parte integrante de suas atividades e afirma seus compromissos por meio de sua política ambiental, comprometendo-se a: priorizar o respeito à biodiversidade e o relacionamento harmônico com as comunidades onde opera e desenvolve suas atividades; estabelecer o uso eficiente de recursos por meio da redução de resíduos, da reutilização de materiais e práticas de reciclagem, visando a diminuição dos impactos ambientais significativos e buscando a melhoria contínua e a satisfação dos fornecedores e clientes.

Fonte: Embalagem Marca

Tags: social plásticas ambiental responsabilidade c-pack

Leia a notícia inteira