Alta performance na neve destaca vigor físico da raça Brahman

1 mês atrás 37 visualizações
LinkedIn

Por

A facilidade com que as raças zebuínas em se adaptam às adversidades climáticas continua chamando a atenção de pecuaristas do mundo todo. Dentre elas, os animais da raça Brahman têm se destacado, tanto nos moldes brasileiros de manejo, com alto desempenho em regiões de clima tropical, quanto em pastagens estrangeiras, locais onde chuva e neve interferem na qualidade do pasto, entre outras adversidades.

De acordo com Fernando Roberto Pereira, médico-veterinário e presidente do Conselho Deliberativo Técnico da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), isso é possível em decorrência da grande adaptabilidade e rusticidade da raça da espécie Bos indicus (zebu). “Por conta dessa adaptabilidade, ela tem sido muito usada em rebanhos comerciais, além de outras características que geram mais rentabilidade para o pecuarista, como as relacionadas à qualidade de carcaça e ao ganho de peso”, explica.

Essa facilidade em se adaptar a diferentes condições foi destacada também pelo pecuarista norte-americano, Kally Jo Felcman, proprietário da Bar Ranch Inc., localizada em Hungerford, Texas. “Mês , tivemos uma explosão no Ártico, e isso fez com que as temperaturas caíssem abaixo de zero. Mesmo assim, nossos Brahman suportaram essas temperaturas congelantes Além disso, são animais que suportam também o forte verão do Texas, quando as temperaturas chegam a 37 graus e o gado continua pastando normalmente enquanto os bovinos da espécie taurina precisam ficar à sombra”, informa o criador, acrescentando que nem mesmo o manejo sofre muitas alterações, apenas adotando uma dieta mais rica em proteína e feno, por exemplo.

No Brasil, não é muito diferente, como destaca o presidente da ACBB. “Há uma forte demanda pelo touro Brahman em todas as regiões do Brasil para serem usados em cruzamentos em rebanhos comerciais, por ser um animal com bom desempenho a campo, resistente a endo e ectoparasitas e ao estresse térmico”, diz. “Além da rusticidade, o touro Brahman fornecerá produtos de carcaça melhor, de melhor desempenho, seja no pasto ou no confinamento”, arremata.

Fonte: Animal Business Brasil

Tags: brasil temperaturas desempenho raça brahman

Leia a notícia inteira